Memória & anos 80

Agora o negócio é puxar de volta toda essa velharia dos anos 80, os anos perdidos, segundo historiadores e sociólogos; foi o fim do progresso que moveu o mundo nos anos 70; o milagre econômico do Brasil começou a declinar. Começaram as crises do Petróleo e o Brasil entrou em recessão. Lembro do Mitterrand, da dama de ferro Margareth Tatcher, ah, claro, lembro também do Reagan e do Gorbachev. Anos difíceis, mas de gente marcante na política. Não posso me esquecer do Tancredo Neves, morto por 'causas naturais' no Instituto do Coração de São Paulo, lembro que, após sua morte, a patriótica TV Globo exibiu a Fafá de Belém cantando uma versão do Hino Nacional que gerou discussão...

Engraçado que há uma cena inesquecível na minha memória; lembro do meu pai gritando na sala e dando instruções ao Telê Santana, em plena Copa da Espanha, em 82, como se pudesse salvar a seleção brasileira do ataque comandado por Paolo Rossi... nossa, eu tinha 6 anos!

Bem, não posso me esquecer quando o Papa veio ao Rio de Janeiro em 1980, lembro quando pousou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Minha mãe prometeu me levar para vê-lo nas ruas; é... aham! Estou esperando até hoje. Foi logo ali que percebi que nunca podia contar com ela para me levar a lugar algum... eu tinha apenas 4 anos...

Lembro do Domingo no Parque do Sílvio Santos, dos Tênis Montreal (por que você é jovem), do Genius e de todo o lixo que crianças costumavam comprar! Eu tinha um Falcon e um Aquaplay! Caramba, isso só se acha em sucata e velharia nos dias de hoje...

Quando eu era criança, queria saber como uma pessoa mais velha poderia relembrar do seu próprio passado, afinal, eu estava estreando na vida há pouco tempo e não tinha nenhuma experiência de vivências de longos anos, hoje, posso entender bem isso. Parece velharia, mas eu me sinto parte da história... acho que faria tudo de novo... Putz, acho que estou ficando velho, será que vou ficar chato quando tiver 70 anos (será que ainda chego lá relembrando os anos 80???)?

Engraçado... tem coisas que andam, andam e parecem que voltam ao mesmo lugar, tem coisas que não mudam nunca...

Comentários

Postagens mais visitadas